segunda-feira, 4 de julho de 2011

Exposição em Castro




   
   Prefeitura Municipal de Castro
         Secretaria Municipal de Esporte e Cultura.


RELEASE

               
Selecionadas pelo Edital de Exposições/2011 da SEC, as exposições individuais ‘LAÇOS DE FÉ’ do Frei Ricardo Regis; ‘MÃO, MÃOS, PÉS’ de Ana Godoy; e ‘MUTAÇÃO’ de Rosicler Prager, abrem simultaneamente na Casa da Praça, dia 16/07 (Sábado), com vernissage às 16h, que contará com a presença dos artistas, possibilitando à comunidade castrense o diálogo sobre o processo de criação dos artistas e a elaboração das obras apresentadas.

A exposição ‘Laços de Fé’, que Castro tem o privilégio de receber, é uma experiência capitada pelas lentes fotográficas do Frei Ricardo Regis, e ao mesmo tempo vivida no dia a dia por milhares de fiéis que fazem votos e reforçam os laços de confiança em Deus, traz em si a temática religiosa. Segundo o artista Frei Ricardo Regis, trata-se de um trabalho colorido, animado que, através de fotos, objetos e instalações, revelam os passos de um país cheio de vida. Demonstram o lado da fé, da peregrinação, da romaria, da coragem de se aventurar pelos caminhos do desconhecido para chegar àquilo que se quer. Frei Ricardo Regis comenta: “Esta exposição vem sendo construída há mais de 04 (quatro) anos com a somatória de mostras que já percorreram 12 (doze) estados brasileiros, em 26 (vinte e seis) galerias e vários espaços institucionais. As obras revelam, por meio de imagens fotográficas, objetos e instalações com fitas coloridas, peças de madeira (ex-votos), a fé dos romeiros nordestinos que largam num determinado período do ano, suas terras e caminham quilômetros e quilômetros, indo a pé, de carroça, de bicicleta, ônibus, pau de arara, em busca de outras terras, do seu destino final sempre a terra prometida onde pagam as suas promessas e agradecem as graças recebidas”. O Artista complementa: “Faço uma comparação, entre o povo da bíblia, do Israel antigo que suplicava a Javé (Deus) por milagres, com o povo de hoje (aqui) revelado através da fotografia contemporânea. Acredito que o caminho para o Céu é percorrido pelo encontro da beleza que se pode vislumbrar ao longo da caminhada”.

                O artista plástico Frei Ricardo Regis, nasceu no Ceará, natural de Juazeiro do Norte (região do Cariri), formado em Filosofia e Bacharel em Teologia, pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos da Província São Francisco das Chagas de Ceará- Piauí. Iniciou-se nas artes em 2003, a partir da pintura de paisagens, naturezas mortas e abstratos. Atualmente manifesta a sua poética em instalações, vídeos, objetos e fotografias. Atividades Culturais: 2004 – Criador e Organizador da MACC, Mostra de Arte e Cultura dos Capuchinhos – Fortaleza\CE; 2005 a 2010 – Curador da I,II,III,IV, V e VI MACC, Fortaleza\CE; 2008 – Assessor da Oficina de Arte para Funcionários e Pacientes no Hopital Mental Messejana, Fortaleza\CE. Recebeu prêmios em: 2006 - “Em Construção” – (Fotografia – Instalação) – primeiro lugar pelo júri popular no VI Salão de Artes Visuais de Guarulhos – SP; 2007 – “Minutos” – (Fotografia) – Menção Honrosa na IV Mostra de Arte e Cultura da UNIMED de Ponta Grossa – PR; 2007 – “O Tempo Não Espera” – (fotografia) – Prêmio Aquisição no XI SALÃO DE ARTES VISUAIS DA CIDADE DO NATAL – RN; 2008 - “Em Movimento” - (fotografia) – primeiro lugar pelo júri popular do VIII Salão de Artes Visuais de Guarulhos – SP; 2009 - "Passarela" - (Fotografia) - Primeiro Lugar na XVI UNIVERSIDART – FIC - Faculdade Integrada do Ceará - Fortaleza – CE. Realizou 19 individuais entre 2003 e 2010; e participou de 55 exposições, entre salões e coletivas, em instituições como: Museu de Arte Contemporânea de MS (MARCO)/MS; Centro Cultural da Universidade federal de São João Del-Rei/MG; Centro Cultural Bernardo Mascarenhas/MG; Galeria Municipal de Artes- Itajaí/SC; Museu de Artes Visuais Ruth Schneider – Passo Fundo/RS; Museu Histórico de Santa Catarina- Palácio Cruz e Sousa- Florianópolis/SC; Memorial e espaço Cultural Casa do Leite- Cachoeirinha – RS; Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves/RS; Espaço Cultural do Banco Central- RJ/RJ.
Contato com o artista: regisricardo@zipmail.com.br
ricardoregis@zipmail.com.br  (85) 8801 8534  /  (86) 3222 2667

Na exposição “Mão, Mãos, Pés”, artista plástica Ana Godoy apresentará 18 obras, esculturas e baixos relevos em resina de poliéster laminada e fundida, como também peças fundidas em bronze e alumínio.
Segundo a artista, a síntese de construção das obras é o questionamento das relações sociais entre os homens, reveladas através da expressividade das mãos. Ao mesmo tempo em que as mãos são comuns a todos os indivíduos, são também únicas, pois refletem a essência de cada personalidade, sua ação acumulada, seu potencial de trabalho.  As formas em positivo marcam a sua presença, contrastando com as formas em negativo, que revelam a sua ausência e a diversidade de materiais utilizados, os quais refletem a busca pela expressividade do elemento temático, que ganha força, suavidade, transparência, peso ou leveza em função dessa materialidade. A artista complementa: “Acredito que o artista está sempre dialogando (...) com o mundo em que vive. O artista faz parte da sociedade, discute com ela e através dela a sua vivência”
Ana Godoy, mora e trabalha em Curitiba. É Bacharel em Escultura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/2009)- Ctba/PR; com Pós-graduação em Escultura também na EMBAP. Freqüentou o Ateliê de Escultura de Elvo Benito Damo de 2006 a 2010. Dentre outras realizações e participações no circuito artístico, em 2007, recebeu premio na exposição coletiva ‘TIBA/ EMBAP – Tendências Internas da EMBAP’; e Menção Honrosa na ‘X Mostra de Artes Plásticas Câmara Municipal de Curitiba’; e realiza a individual “nossas Mãos” no SESC da Esquina – Ctba/PR. Em 2008 recebeu a 3ª Bolsa Produção para Artes Visuais da fundação Cultural de Curitiba; e Medalha de Ouro no ‘LXII SAAP Contemporâneo’ em Araras/SP. Em 2009, realizou a exposição individual “Matéria Etérea” no Memorial de Curitiba; e participou da “Coletiva de Esculturas – Sala Leonor Botteri” na EMBAP- Ctba/PR. Em 2010, realizou duas exposições individuais, sendo uma Itinerante pelas Faculdades OPET.
Contato com a artista: anagodoy1969@hotmail.com
(41) 3079 0779 / 9955 3151.

A exposição ‘Mutação’ da artista plástica Rosicler Prager apresentará pinturas em óleo sobre tela com dimensões variadas. Sobre as obras comenta o artista plástico Eloir Jr.: “Ao observarmos o contato do óleo na superfície da água notamos a forte insistência natural de preservarem entre si suas propriedades físico-químicas, resultando numa completa insolubidade. A partir deste ponto torna-se comparável as obras da série ‘Metamórfos’ de Rosicler Prager, onde fluídos pictóricos orgânicos movimentam-se, crescem e percorrem todo o plano bidimensional em explosões de nuances coloridas, sem a preocupação direcional, parecendo ao olhar do observador como um foco ou janela de um grande mural grafitado artisticamente. Esferas formam-se naturalmente, permitindo que a luz seja representada em primeiro plano fornecendo a profundidade necessária para acreditarmos que sua pintura se mantém na superfície, como as gotas de óleo na água”

Rosicler Prager é natural de Ampére – PR e atualmente reside e trabalha em Curitiba. É formada em Artes Plásticas – FEMP-PR (1988/1984) e freqüenta há dois anos o Atelier Permanente de Pintura, orientado pela artista plástica Carla Schwab no Solar do Rosário- Ctba/PR. Recentemente realizou a exposição da série ‘Metamórfos’ no Café Doce Morena e Solar do Rosário- Ctba/ PR. Participou, em 2011, de 3 (três) exposições coletivas: Exposition “Nomades”- Auxsouces de lacréationdansleHaut Marais -Paris – França- FR; Le Centre Socioculturel de VairessurMarne- V édition – Calligraphies de L’artBrésilien – La Femme à Traversletemps. – França- FR; e "Diversidade Pictórica"- Sala Francis Bacon - AMORC - Curitiba – PR. Em 2010, participou do ‘V Salão de Artes da Marambaia’ no Centro de avaliação do Exército - Rio de Janeiro –RJ
Contato com a artista: magichairmomentos@gmail.com
(41) 3245 9619 / 9199 8914 / 9101 0293.
Serviço:
Abertura de três exposições individuais: ‘LAÇOS DE FÉ’ do Frei Ricardo Regis; ‘MÃO, MÃOS, PÉS’ de Ana Godoy; e ‘MUTAÇÃO’ de Rosicler Prager.
LOCAL – Casa da Praça , Sant’Ana do Iapó, 10 - Centro – Castro, Tel.: 42-3906-2128
VERNISSAGE: 16 de julho às 16h (sábado) com a presença dos artistas.
PERÍODO – 16/07 a 14/ 08 de 2011.
HORÁRIO PARA VISITAÇÃO – de terça a domingo - das 09h às 11h30 / das 13h30 às 17h.
(SEC) Informações:
(42) 39062270
http://sec-cultura.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário