quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Exposição em Castro




A exposição individual “Entre Flores” da artista plástica apucaranense Silvia Flores, abre dia 02 de setembro às 19 na Galeria Ondas do Yapó, e contará com a presença da artista que favorece o intercâmbio artístico com a comunidade castrense.
Segundo Fernando Augusto, artista plástico e doutor em comunicação e Semiótica pela Pontifícia universidade Católica de São Paulo e pela L´Université Paris I - Saint Charles - Sorbonne França, Silvia Flores desenvolve pesquisa em aquarela e pintura e vem, passo a passo, construindo uma poética pessoal de grande riqueza plástica. A partir da obra de artistas como Matisse e Beatriz Milhazes ela experimenta materiais convencionais como tintas, telas, papéis, tecidos estampados, e recortes de papeis já desenhados, guiada por um olhar otimista da forma e seus conteúdos. Folhas, flores e linhas circulares criam movimentos ondulantes, delicados e contidos, onde a vivacidade e a violência das cores puras e em profusão traduzem um universo vivo e belo. Uma boa definição ou um bom exemplo da pintura como uma festa para os olhos.

Silvia Flores relata: “Descobri, investiguei, surgiram lembranças, associações, invenções, estas me revelaram mensagens que se dão visualmente, por meio de pinturas e colagens. Surgem então trabalhos com tramas e subtramas paralelas ou que se interligam ao longo da composição. Esta experiência resultou num trabalho onde o “excesso” tem uma relação com a “vida”, várias vidas, vidas multiplicadas, vidas acontecendo ao mesmo tempo. Esta relação foi o que motivou o uso das flores como tema central. As flores, suas cores, sua forma orgânica me interessam muito, mesmo sendo um elemento externo a arte e pertencendo a natureza, com a flor dá para falar de uma experiência do fazer, do viver. Assim, as flores que sugerem a beleza e ao mesmo tempo sedução – querem, então, seduzir os olhos, aproximá-los da tela para que então a vida que está ali presente, ganhe novos significados.
Breve Currículo:
Silvia Flores é formada pela Universidade Estadual de Londrina – Curso de Educação Artística – Artes Plásticas (1990 /1994), com Curso de Pós Graduação em História e Teorias da Arte: Modernidade e Pós-Modernidade (2004), também na UEL. Freqüenta o atelier do Artista Plástico Fernando Augusto dos Santos Neto (2004 / 2011) recebendo orientação em Pintura.
Recentemente participou da Coletiva ‘Entre Desenho e Pintura’ – SESC da Esquina – Curitiba –PR.
Foi Premiada no Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho/ 2010. Recebeu Menções Honrosas nos: XII SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE RONDÔNIA-SART – 2008/2009 e, XXIV Salão Primaveril – MG – 2009. Realizou a Exposição Individual no SESC de Pato Branco (2010).
Demais Participações em Exposições Coletivas: Em 2008: IV SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE SUZANO – SP; V SALÃO DE ARTES UNIMED PONTA GROSSA – PR; 15º SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS DE TERESINA –PI; VI SALÃO DE ARTES CÂMARA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA- PR; 5.º SALÃO DE ARTES DE ITUIUTABA – MG; II CONVOCATÓRIA DE ARTE – Atelier Plano B – RS. Em 2009: Salão de Artes Visuais de Vinhedo (SAV) – SP; XXXVII Salão da Primavera – Resende- RJ; XV Salão de Ubatuba – Ubatuba – SP; Entre desenho e Pintura- Casa de Cultura José Gonzaga Vieira - Londrina – PR. Em 2010: Salão de Artes Visuais de Rio Claro; Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho.

Contatos:
Silvia Flores
(43) 303.5124 / 9912.0862
silviaflores3@yahoo.com.br

(SEC) Informações - (42) 3906-2270

Nenhum comentário:

Postar um comentário